Atividade Curricular em Comunidade – ACC

ACC é uma proposta educativa, cultural e científica desenvolvida por professores e estudantes da UFBA, em parceria com grupos comunitários, que articula ensino, pesquisa e sociedade.

A ACC é uma disciplina de natureza complementar inserida nos cursos de graduação e que possui carga horária total de 68 horas semestral. Como componente curricular, a ACC tem características comuns às demais disciplinas, tais como obrigatoriedade, carga horária, e propósito acadêmico; entretanto, diferencia-se pela sua proposta interdisciplinar e por isso cada ACC é composta de pelo menos 03 (três) diferentes cursos de graduação e funciona com o mínimo de 08 (oito) e o máximo de 14 (quatorze) alunos por ACC.

Além dos alunos matriculados, a ACC conta com 01 (um) monitor que não é matriculado, mas que recebe o Certificado de Monitoria expedido pela Pró-Reitoria de Extensão com carga horária total de 68 (sessenta e oito) a 102 (cento e duas) horas semestrais, além de 05 (cinco) bolsas por semestre com valor a ser definido por essa Universidade.

A matrícula da ACC ocorre nos primeiros 25% do semestre e para efetuá-la o aluno deverá procurar o professor coordenador da disciplina que tem interesse em cursar.

Para solicitação de certificado de Monitoria, o aluno deverá pedir ao Professor Coordenador da disciplina que envie e-mail para emcampo@ufba.br indicando a carga horária total do Monitor. Diante dessa informação a Proext confeccionará o certificado.

Para maiores informações, acesse: https://proext.ufba.br ou entrar em contato através do e-mail emcampo@ufba.br.