Pesquisa

Possibilidades de treinamento em pesquisa

Se você tem interesse em ter experiência na área de pesquisa, o primeiro passo é contatar um/a docente de seu curso e demonstrar seu interesse em colaborar em um projeto.  Um passo também muito importante é estar atento para os editais de seleção apresentados pela UFBa durante todo ano

Na UFBa temos várias modalidades de vinculação à pesquisa, veja a seguir:

 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa a formação de estudantes de graduação em Pesquisa Cientifica. Na UFBA ele é financiado pelo CNPq, pela Fapesb pela UFBA, com recursos próprios. O CNPq e o FAPESB delegam à UFBA a seleção e o acompanhamento dos projetos de pesquisa e dos bolsistas, além da avaliação de seus desempenhos. Aos estudantes são destinadas bolsas com duração de 12 meses e valor mensal de acordo com a tabela do CNPq. A gestão do programa PIBIC- UFBA está a cargo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação através do Coordenador do PIBIC e do Comitê Local. O programa da UFBA obedece a Resolução Normativa 015 de 2004 do CNPq e ao Manual do PIBIC – UFBA..

Para mais informações ver: http://www3.pibic.ufba.br/

 - PROGRAMA PERMANECER

O Programa Permanecer faz parte das ações da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, cujo objetivo é assegurar a permanência bem sucedida de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. O Programa foi criado com recursos oriundos da política de descentralização orçamentária da SESU/MEC com aplicação destinada a bolsas de permanência. Atualmente é mantido com recursos do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil). Os projetos podem ser direcionados a três eixos de atuação: Extensão Universitária, Iniciação ao ensino e Iniciação à pesquisa segundo as diretrizes do programa.

Para maiores informações ver: https://sisper.ufba.br/sisper/Welcome.do

 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFBA (PIBID-UFBA)

É uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Para maiores informações:  http://www.prograd.ufba.br/pibid.asp

 - PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS CNPQ-UFBA

Criado em julho de 2011, o programa do governo federal visa a promoção de desenvolvimento tecnológico e científico por meio do intercâmbio de estudantes e pesquisadores instituições estrangeiras de alto nível. odem participar alunos da graduação e de pós-graduação que estejam em cursos dessas áreas prioritárias em instituições de ensino superior que aderiram ao programa e pesquisadores. O candidato deve ficar atento às chamadas que são constantemente abertas no Ufba em pauta . As regras para cada concurso serão disponibilizadas nessa página.. Para maiores informações ver: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/bolsa-jovens-talentos

Criado em julho de 2011, o programa do governo federal visa a promoção de desenvolvimento tecnológico e científico por meio do intercâmbio de estudantes e pesquisadores instituições estrangeiras de alto nível. odem participar alunos da graduação e de pós-graduação que estejam em cursos dessas áreas prioritárias em instituições de ensino superior que aderiram ao programa e pesquisadores. O candidato deve ficar atento às chamadas que são constantemente abertas no Ufba em pauta . As regras para cada concurso serão disponibilizadas nessa página.. Para maiores informações ver:

 - ESTAGIÁRIO

Participa e auxilia do projeto de  pesquisa vinculado diretamente ao docente. Geralmente esses projetos tem recursos oriundos da participação do docentes em editais publicos nacionais e internacionais. Os estagiarios são contratados através das fundações de apoio, também na modalidade de bolsas.

 - BOLSISTA VOLUNTÁRIO

Estudante que participa em um projeto de pesquisa sem qualquer tipo de remuneração.  Essa modalidade é incentivada pela UFBA como o primeiro momento do aprendizado.  O Bolsista voluntário deve manter seu cadastro completo e atualizado no Sistema Integrado de Usuários e Serviços da UFBA (SIUS), acessível em https://sius.ufba.br/sius/Welcome.do###,
contendo dados referentes a: CPF, nome completo, telefone, e-mail.