FAQ – Perguntas Frequentes
 

Durante o Estágio Supervisionado vou produzir muitos diários de campo. Devo arquivá-los ou a entrega à/ao professora/or é suficiente?

Professora/or, eu tive um problema no meu computador e perdi muitos arquivos, dentre eles, quase perdi meus diários, porém consegui recuperar quase todos.

Você é responsável pelo arquivamento de seus diários de campo para a produção dos produtos do estágio, como o memorial. A cópia entregue à/ao professor/a tem fins pedagógicos e avaliativos, ou seja, essa cópia pode ser riscada, corrigida, comentários para os próximos diários podem ser escritos. Por isso sugerimos que você faça um backup de todos os seus diários de campo ao longo do estágio. Uma ferramenta muito útil é o DROPBOX e o e-mail, além de guardá-los no computador e pen-drives.

Quem devo procurar para assinar meu Termo de Compromisso de Estágio ou sanar dúvidas presencialmente?

A coordenação de estágio funciona na secretaria do curso, no prédio do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, no Campus Federação da UFBA (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas) e em horários noturnos estipulados no Campus da UFBA em Ondina (PAF1). A Coordenação de Estágio faz atendimento por e-mail e presencial mediante hora marcada em dias letivos.

Quantas horas devem ser trabalhadas no campo até o fim do semestre?

Os artigos Segundo e Vigésimo do Regulamento do Estágio abordam essa questão. No artigo Segundo estão previstas 136 horas de estágio em cada um dos três semestres previstos. No artigo Vigésimo se foca nas horas de supervisão acadêmica e prática, sendo 102 horas na instituição e 34 horas em Supervisão Acadêmica, em sala de aula.

Consulte Aqui o Regimento.

O Estágio Supervisionado Obrigatório é remunerado?

Não. O estágio supervisionado obrigatório é uma disciplina curricular do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade. Algumas instituições oferecem vagas remuneradas, mas estas são oferecidas e geridas pelas próprias instituições e possuem processos seletivos externos à UFBA. Há a possibilidade de encontro entre um estágio supervisionado e um estágio remunerado, mas essa não é a regra.

Não sei como escrever um diário de campo. Há algum modelo disponível?

O diário de campo é uma produção individual e difere de uma lista de atividades realizadas e fragmentos de situações. A lista e os fragmentos compõem o que chamamos de Caderneta de Campo. O diário é um “pré-texto” em que se organiza as observações e situações vividas em campo incluindo no texto análises, questionamentos e contemplando a articulação entre teoria e prática. A coordenação de estágio desenvolveu um pequeno Roteiro para Elaboração dos Diários de Campo.

O que devo produzir em cada estágio?

Durante o estágio, várias são as atividades realizadas dentro da instituição /campo de estágio e na supervisão em sala de aula. Dentre as atividades, solicitamos que ao final do Estágio 1 seja elaborado um Diagnóstico situacional; no Estágio 2, um Projeto e Intervenção, e no Estágio 3 um Relatório da Intervenção. Você pode consultar os roteiros para elaboração destes produtos. Consulte também o programa das disciplinas de estágio neste site.

E se a instituição tiver o seu próprio contrato de estágio, devemos assinar o Termo de Compromisso do BEGD/UFBA?

No caso da instituição demandar um Contrato de Estágio ou um Termo de Estágio próprio, a/o estagiária/o poderá submeter à Coordenação de Estágio o termo próprio, desde que a instituição mantenha convênio com a UFBA.

No momento de assinatura do Termo de Compromisso me pediram uma Apólice de Seguro de Vida. Onde consigo esse documento?

A UFBA oferece a toda a comunidade discente uma Apólice de Seguro de Vida, que é atualizado anualmente, e tem prazo de validade. Você pode ter acesso a cópia desta Apólice de Seguro de Vida do ano corrente neste portal.

Quero fazer meu estágio em uma instituição que ainda não possui Convênio com a UFBA, como devo proceder?

É possível abrirmos novos campos de estágio. Entretanto, esse processo é longo uma vez que a abertura de novos campos é um Convênio estabelecido entre a UFBA e as instituições, assinado pela Unidade e pela Reitoria (veja o passo-a-passo elaborado pela PROPLAN). Você deve informar essa demanda com MUITA antecedência para nos planejarmos e vermos se há realmente essa possibilidade. A decisão da abertura de novos campos é da Coordenação de Estágio. Caso a coordenação de estágio decida pela abertura do campo o primeiro passo é montar um Dossiê do Convênio com os seguintes documentos: