17 de Maio – NEIM/UFBA, Feminaria Musical e Coletivo Kiu em Ato contra as Lesbo-Homo-Transfobias
Publicado em 02 de maio de 2014
1960771_1413578425575425_753201590675144451_o

Quando? 15 de Maio de 2014

Onde? Em frente à Biblioteca Central da UFBA

Horário? 17h

17 de Maio - NEIM/UFBA,  Feminaria Musical e Coletivo Universitário pela Diversidade Sexual – KIU! na Luta contra a Lesbofobia, Transfobia e Homofobia

O “Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher”,  a “Feminaria Musical: grupo de pesquisa e experimentos sonoros” e o Coleitov KIU! vêm a público convidar todas e todos para seu ato de combate às homo-lesbo-transfobias.

O Dia 17 de Maio é lembrado em todo o mundo por ter sido o dia, em 1990, em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) despatologizou a homossexualidade. Esse pequeno avanço não traduz os anseios das comunidades LGBT que reivindicam a ampliação de seus direitos, o questionamento das normas sexuais que produzem exclusão e subalternidade e uma vida sem discriminação e violência.

Em 2014 nos solidarizamos com companheiras e companheiros de todo o mundo na luta contra a criminalização da homossexualidade em seus mais pútridos efeitos. No Brasil as interseccionalidades entre homo-lesbo-transfobias, racismo, sexismo, capacitismo e intolerância religiosa tem colecionado cada vez mais vítimas, letais ou não. Assassinatos e suicídios de pessoas LGBT tem estampado nossas redes sociais e e-mails cotidianamente. Além da violência, discursos coloniais de criminalização da homossexualidade atravessam oceanos não se expressando apenas em legislação punitiva em estados declaradamente homofóbicos. As recentes batalhas religiosas fundamentalistas contra as “teorias de gênero” têm buscado criminalizar os ativismos e os movimentos sociais no Brasil e percebemos como crescentes a criminalização das pessoas vivendo com HIV e a inferizorização das e dos homossexuais e trans “sem família”.

Aproveitamos a data para celebrarmos a diversidade sexual, principalmente em nossa universidade, reivindicando uma política efetiva do nome social na UFBA e no Congresso Nacional a aprovação da Lei de Identidade de Gênero. Participe conosco no dia 15/05/2014 às 17h no Hall da Biblioteca Central!