Curso de extensão: AFETOS FEMINISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA – Semestre Letivo Suplementar
Publicado em 27 de agosto de 2020
AFETOS FEMINISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA2
Este curso de extensão tem por objetivo oferecer reflexões sobre as noções de afeto e afetividade, enquanto conceitos úteis às práticas educativas e às ações políticas de um modo geral. Ao ser ministrado em contexto de pandemia, pautar-se-á na ideia do afeto como um direito humano, decorrente do princípio da dignidade humana. A intenção é convidar os/as participantes a si perceberem (e a perceberem as demais pessoas) como sujeitos políticos afetivos, (des)construídos e (pro)movidos pelo (ou em busca de) afeto, haja vista a importância deste elemento para a motivação e/ou agregação social nos mais variados espaços, grupos e instituições sociais. Baseia-se nas contribuições das pedagogias feministas, a partir das quais serão propostas reflexões acerca do afeto (ou da ausência dele) no contexto dos movimentos, das lutas e demais práticas sociais, com especial ênfase nas experiências educacionais e educativas. Serão estimulados exercícios de memórias e manifestações afetivas que poderão ser expressadas através da poesia, do desenho, da fotografia, da meditação ou de outras formas de expressões que partam do pressuposto de que as relações entre política, educação e afeto são indispensáveis para a construção/transformação das pessoas e das instituições de uma maneira geral.

 

O curso será totalmente gratuito e se dará por meio do ambiente virtual de aprendizagem-AVA, da Universidade Federal da Bahia, onde estarão disponíveis os materiais de estudo, como textos, vídeos, podcast e outros, assim como a realização de 4 lives cujos horários serão combinados com as e os cursistas, indicando, preferencialmente, as noites de quinta-feira.

Não há qualquer pré-requisito para a inscrição e serão disponibilizadas um total de 30 vagas.

As inscrições estarão abertas entre os dias 01/09 e 05/09, através dos e-mails das docentes  wri2sonia@hotmail.comsalete.maria@ufba.br e  fernandes.felipebruno@gmail.com, que receberão os pedidos até o preenchimento das vagas.

 

«
»