Curso de extensão: Teorias Feministas e Lesbianidades
Publicado em 23 de julho de 2020
Teorias-Feministas-e-Lesbianidades

Entre os dias 03 de Agosto e 06 de Dezembro de 2020 acontecerá o curso de 68 horas “Teorias Feministas e Lesbianidades”, voltado para estudantes do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, analistas de políticas públicas e interessados em compreender o pensamento lésbico brasileiro. Contará com a participação de especialistas de várias regiões do Brasil. Será realizado pela Plataforma Moodle da UFBA.

As inscrições, até dia 24 de Julho devem ser enviadas para contendo: 1) Carta de interesse e intenções, incluindo nome completo e dados de contato em corpo do email, cujo assunto deve ser “Inscrição Teorias Feministas e Lesbiandiades 2020″ e apresentar em anexo o, 2) Comprovante de matrícula e/ou indicação institucional em anexo e 3) Comprovante de cadastro com perfil atualizado na Plataforma Moodle da UFBA .

A inscrição não garante uma vaga. As cursistas selecionadas serão divulgadas na semana subsequente ao término das inscrições. A presença será computada a partir da postagem dos exercícios semanais e interação com pelo menos duas colegas no fórum semanal. Cursistas que não entrarem na plataforma por 21 dias consecutivos serão excluídas da plataforma. Para a conclusão do curso, além das atividades semanais será exigida a escrita de um trabalho final (8-10 páginas).

Serão aceitos estudantes de graduação e pós-graduação de outros cursos e instituições, desde que, na inscrição, apresentem a concordância de suas orientadoras/es e/ou coordenadoras/es de colegiado.

Caso a demanda seja superior às vagas oferecidas será possível ampliar o número de vagas. Se este for o caso, solicitarei que todas e todos os inscritos exerçam os princípios de coletividade, interação e empatia, ajudando umas às outras em suas dificuldades.

Estudantes do PPGNEIM, POSAFRO e PPGA da UFBA podem solicitar na coordenação de seus cursos a realização de tirocínio docente no curso. Para tal, além de entrar em contato no email acima devem consultar a coordenação dessa possibilidade. Serão abertas três vagas para tirocinistas.

A equipe do projeto Pensamento Lésbico Contemporâneo está convidada para compor o quadro de tutoras voluntárias do curso.

Programa do curso (sujeito à alteração):

Aula 01: O que são Teorias Feministas e o que o Lesbianismo tem a ver com isso
Aula 02: Feminismos Decoloniais
Aula 03: O que é o Feminismo Lésbico
Aula 04: Queer de Cor e Lesbianidades
Aula 05: O Lesbianismo no Brasil
Aula 06: Imprensa Lésbica no Brasil
Aula 07: Direitos Humanos de Mulheres Lésbicas
Aula 08: O papel do estado na garantia dos direitos de lésbicas
Aula 09: A Crítica Lesbofálica e o Conselho Popular LGBT
Aula 10: Conjugalidades Lésbicas
Aula 11: Violência intrafamiliar contra lésbicas
Aula 12: Deficiências e Lesbianidades
Aula 13: Questões indígenas e Lesbianidades
Aula 14: Lésbicas Negras no Movimento LGBT
Aula 15: Movimento Lésbico no Nordeste
Aula 16: Movimento Lésbico na Bahia
Aula 17: Juventudes Lésbicas em Salvador
Aula 18: Mulheres Masculinizadas em Salvador (aula e conferência final)
Entrega do Trabalho Final

Informações em: http://www.generoesexualidade.ffch.ufba.br/

Fonte: http://www.agenda.ufba.br/

 

 

«
»