4ª Semana de Gênero e Diversidade da UFBA (de 04 a 08/11)
Publicado em 05 de novembro de 2019
72485263_2484920738450943_1329818219547983872_n

A Semana de Gênero e Diversidade da UFBA é um evento organizado pelo Colegiado e Centro Acadêmico do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, que agrega atividades de Seminário de Estágio, de Monografia, e discussões sobre Pesquisa e Extensão do curso, sendo aberta ao diálogo com demais experiências na UFBA e em outras instituições, bem como aberta à comunidade em geral, sobre a temática gênero e diversidade. As discussões são feitas em mesas redondas, conversatórios, oficinas, apresentação de painéis e apresentações artísticas.  A 1a edição do evento aconteceu no ano de 2014 com o tema “Profissão, ética e política”, a 2a edição em 2016 teve como tema “Feminismos e os novos desafios democráticos para a formação e a profissão” e no ano de 2018, a 3a edição dialogou com o tema “(Re)existir: feminismos, educação e políticas de enfrentamento”.

A 4ª. Semana de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia, acontecerá entre os dias 4 e 8 de novembro de 2019 nesta Universidade, em local a definir.

O evento objetiva contribuir para a disseminação e o fortalecimento das discussões sobre Direitos Humanos, visando debater as lutas sociais, políticas públicas e as estruturas de poder. Esta edição traz como temática: “Direitos Humanos Para quem? Gênero, Diversidade e Corpos Dissidentes”, considerando a conjuntura política atual e os desafios lançados para quem atua no campo dos estudos de gênero e diversidade, nos movimentos de base e políticos, é importante que estejamos sempre em articulação já que o discurso conservador que tem ameaçado a democracia, e nossos corpos e vida literalmente, em diversos contextos vem tomando força.

A programação inclui mesas redondas, conversatórios, oficinas, painéis e atividade cultural, envolvendo atividades de pesquisa, extensão, experiências de estágio e profissionais dentro das temáticas de gênero, diversidade e direitos humanos.

O evento é organizado pelo Centro Acadêmico do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (BEGD) – Gestão Jurema,  Colegiado do BEGD e discentes do PPGNEIM – Programa de Pós-graduação em Estudos de Gênero e Diversidade, da UFBA.

Inscrições: https://semanabegd.wordpress.com/inscricao/

Contato: semanabegd@gmail.com

Blog: www.semanabegd.wordpress.com

Rede social: www.facebook.com/semanabegd

Programação

A EDUFBA estará com stand de venda de livros no evento!Obs.: O dia de apresentação de poster será definido após a finalização das  inscriçõesATIVIDADES E PALESTRANTES (Programação em construção)

04/11 – Segunda-feira

18:00h – Apresentação cultural

18:30h – Cerimônia de Abertura – 10 anos do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade

Representantes do C.A., Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo, BEGD, PPGNEIM, Diretoria da FFCH/UFBA

19:00h – Mesa de Abertura – Direitos Humanos para que(m)? Gênero(s), Diversidades e Corpos Dissidentes

Local: Auditório do PAF3/Ondina

05/11 – Terça-feira

18:30h Mesa Redonda – Ancestralidade e Colorismo

TEMA: Direitos Humanos Para Quem? Povos tradicionais, ancestralidade e resistências.

1.  Dra. Rosangela Janja Costa Araujo – Professora do BEGD/UFBA e Mestra de capoeira.

2. Alice Pinto Sales – Bióloga, responsável da marca Tons da Terra e Muzenza do Terreiro Nzo Onimboyá.

3. Thamires Oliveira – graduada em Serviço Social pela UFBA e Yawô do Ilê Asé Ojise Olodumare.

4. Uhitwé Pataxó – Liderança indígena e estudante do curso BEGD.

5. Representante de comunidade quilombola (aguardando confirmação).

Local: Auditório II da FACED

06/11 – Quarta-feira

18:30h – Conversatórios

Conversatório 1 – Gênero e diversidade para que(m)? A importância dos/as profissionais de gênero e diversidade, campos de trabalho e experiências coletivas