UFBA convida para XX Festival de Livros e Autores da UFBA
Publicado em 16 de outubro de 2018
XX-festival-boxsite-01

O reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o XX Festival de Livros e Autores da UFBA, que ocorrerá no dia 18 de outubro de 2018, das 17h às 20h, no Espaço da Feira de Livros da EDUFBA, próximo à Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, localizada no bairro da Ondina, Salvador-Bahia.

A 20ª edição do evento fará parte do Congresso da UFBA: Pesquisa, Ensino e Extensão, que acontecerá entre 16 e 18 de outubro. O Congresso é um espaço de reflexão ampliada e aprofundada sobre a UFBA, sobre suas heranças e perspectivas e seu papel social, favorecendo o estabelecimento de políticas mais bem definidas para as diversas dimensões da universidade, enquanto instituição pública, gratuita, de qualidade e marcada por forte compromisso com a sociedade.

Confira os 13 títulos que serão lançados no XX Festival de Livros e Autores da UFBA:

A atenção integral ao consumo e aos consumidores de psicoativos: conexões interdisciplinares, organizado por Luiz Alberto Tavares, Maria Eugênia Nunez e Mônica Coutinho

Este livro é resultado da seleção de trabalhos de conclusão do curso de especialização “Atenção integral ao consumo e aos consumidores de álcool e outras drogas”, dirigido aos profissionais de diversas áreas dos estados da Bahia e Sergipe. O objetivo desse curso foi capacitar profissionais de nível superior que atuam na rede pública, na atenção integral das questões relacionadas ao consumo e aos consumidores de álcool e outras drogas, visando apreender as diversas dimensões – ética, social, política, antropológica, cultural, histórica, jurídica, epidemiológica, farmacológica, biológica e psíquica – presentes no fenômeno do consumo de substâncias psicoativas, desde uma perspectiva transdisciplinar. É uma coletânea de textos que parte da sociologia para chegar à clínica, atravessando a política, legislação e ética; as redes de atenção; a prevenção e a redução de riscos e danos. Este é o décimo título da Coleção Drogas: Clínica e Cultura, parceria entre o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD), da Faculdade de Medicina da Bahia (FAMED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Corporação dos enteados: tensão, contestação e negociação política na Conjuração Baiana de 1798, escrito por Patrícia Valim

Neste livro, a autora examina elementos que permitem analisar a Conjuração Baiana de 1798 como um movimento de contestação política ocorrido em duas fases durante o período de 1796 a 1800, contando com a efetiva participação dos altos e médios setores da sociedade soteropolitana da época. A Conjuração Baiana de 1789 deixou legados importantes para o país. A partir disso, a autora teceu com suas pesquisas o fio da história, dando lições do passado a fim de contribuir para o presente e para o futuro da emancipação da humanidade.

Diálogos interdisciplinares: intercâmbios e tensionamentos nos estudos de cultura e linguagens, organizado por Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins, Iara Regina Demetrio Sydenstricker Cordeiro e Thaís Fernanda Salves de Brito

Esta obra visa oferecer ao leitor um panorama da heterogeneidade de temas e campos do conhecimento que foram colocados em interação e tensionamento durante o I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo (Enicecult), e dos diferentes tipos de saberes (científico, artístico e popular) que igualmente contribuíram para delinear a diversidade de atividades realizadas durante o evento. Esse livro dá continuidade a um caminho intenso de produções propostas pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que permeiam o diálogo interdisciplinar, com ações propositivas que enfrentam os discursos hegemônicos e totalitários para, na dinâmica dialógica dos dias atuais, compreender reflexivamente o sujeito, os sistemas culturais e as expressõe s das suas linguagens de resistência em constante devir.

Estado e capital na China, escrito por Renildo Souza

A obra trata das reformas econômicas que ocorreram no período compreendido entre dezembro de 1978 até o presente, ou seja, na era que se iniciou após o falecimento de Mao Zedong, ocorrida em 1976. O objetivo central deste livro é discutir se as transformações ocorridas voltam-se para o socialismo ou para o capitalismo. Ademais, é abordada a ascensão da China como a nova superpotência no mundo.

Et cetera: Engenharia, tecnologia e ciência, escrito por Marcio Luis Ferreira Nascimento

A engenharia, a ciência e a tecnologia fazem parte do mundo contemporâneo, e portanto explicam como ele funciona. Este livro apresenta alguns exemplos curiosos e interessantes, entre eles: que a estrutura dos átomos se assemelha mais a uma cebola do que um modelo planetário? Que a Teoria da Relatividade Geral foi comprovada no Brasil? Que existe um meio muito eficaz de se enxergar o interior das pessoas? Que a Bíblia pode ser escrita na ponta da cabeça de um alfinete? A presente obra traz textos que podem ser lidos de forma aleatória, num tom agradável e instrutivo a qualquer leitor.

GJOL: 20 anos de percurso: textos fundadores e metodológicos, organizado por Suzana Barbosa, Elias Machado e Marcos Palacios

Completados mais de 20 anos de percurso do GJOL (Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), este volume eletrônico é a primeira de uma série de coletâneas reunindo a produção do grupo pioneiro nos estudos de Jornalismo Digital no Brasil. Estão incluídos Textos Fundadores (abrangendo o período de 1996 a 2006)  e Textos Metodológicos, que se caracterizam por demarcar as diversas aproximações do grupo no campo da metodologia para a pesquisa em Jornalismo Digital. O volume resgata parte da produção do GJOL, que se encontra dispersa por teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, relatórios de pesquisa, artigos em periódicos, capítulos de livros e comunicações em congressos.

Hip hop feminista? Convenções de gênero e feminismos no movimento Hip-hop soteropolitano, escrito por Rebeca Sobral Feire

Nesse estudo, a autora analisa a existência de um hip-hop feminista jovem, negro, soteropolitano, a partir da perspectiva das mulheres inseridas nesse movimento, e interessa-se por compreender quais são suas concepções acerca do feminismo investigando se há e de que forma influenciam as experiências dessas mulheres diante de um contexto que dialoga com a cultura política local vigente. Esta obra faz parte da Coleção Bahianas que, desde sua primeira edição, em 1997, mostrou-se desafiadora e mantem-se como espaço de socialização de estudos teóricos e empíricos. Esses estudos buscam questionar os estereótipos e as convenções e de gênero que inscrevem lugares e posições distintas para mulheres e homens.

 Introdução ao estudo de jogos eletrônicos,organizado por Suely Fragoso e Mariana Amaro

O livro reconhece que os jogos digitais e de tabuleiro estão cada vez mais presentes no mundo adulto, acompanhando de perto a expansão do número de pessoas que jogam, a diversificação de seu perfil e o papel da indústria dos jogos no cenário cultural, político e econômico. No centro de todos esses interesses, estão os próprios jogos, que finalmente conquistaram seu lugar como objeto de interesse científico. Nesta obra, é abordado o percurso realizado por alguns pioneiros, sob uma perspectiva que é identificada pela denominação “Estudos de Jogos” – ou “Game Studies”, como são chamados no exterior

 Legitimidades da loucura: sofrimento, luta, criatividade e pertença,organizado por Mônica Nunes e Tiago Pires Marques.

Este livro tem por objetivo identificar, analisar e até construir modos de produção de legitimidades das diferenças que as sociedades ou os sujeitos, apropriando-se politicamente de atributos valorados negativamente, colocam no campo da loucura. Pretende também analisar aquilo que impede ou dificulta essas produções de legitimidade, tal como observado na prática em diversas situações de vida, em âmbitos institucionais ou até mesmo em contextos de pesquisa e das suas estratégias narrativas. Buscou-se, então, reunir algumas contribuições atuais que adensam e diversificam aspectos socioculturais e políticos que se relacionam com a produção social de condições mais ou menos favoráveis à construção dessas novas formas de legitimidade para a loucura ou da emergência de outros lugares sociais para serem ocupados pelas pessoas com sofrimento mental.

Modos de fazer na escola primária: presença e influência da Escola Normal e de suas escolas anexas: catálogo de fontes documentais 1859/2003, organizados por Cândida Pereira dos Santos Monteiro, Elizabete Conceição Santana, Lílian de Jesus Nascimento e Tiane Melo dos Anjos.

A obra resulta de um amplo levantamento de fontes voltado para a produção de obras de referência. Com esse estímulo, o Grupo de Pesquisa em Educação e Currículo (GPEC) realizou esforços com o objetivo maior de criar bases para o estudo da construção do currículo da escola primária na Bahia, especialmente entre os anos de 1889 e 1930. Até então, havia uma grande ausência de obras de referências sobre o tema e de estudos sobre a escola primária em uma perspectiva histórica na Bahia. Buscando identificar as mudanças e a evolução nos currículos prescritos nas reformas do ensino no período já mencionado e delimitar os seus reflexos no currículo em usa nas escolas, o livro oferece uma perspectiva ampla ao leitor, considerando questões como os artefatos, os prédios escolares, dispositivos e práticas relacionadas com os materiais didáticos, modos de ensino, sistema de provas e exames, sistema disciplinar, relações com a comunidade e gestão escolar como portadores de conteúdos de aprendizagens que repercutem na formação do aluno.

O Sampauleiro: romance de costumes sertanejos (Coleção Nordestina), escrito por João Gumes em co-edição com EDUNEB.

O romance de João Gumes se debruça sobre um grande personagem do século XX brasileiro: o retirante nordestino, dando-lhe uma denominação mais precisa e adequada. A narrativa envolve os indivíduos, paisagens e modos de vida de São Paulo, através do olhar do imigrante nordestino, com um refinamento de detalhes que passariam despercebidos a um viajante. Também é notável a liberdade de criação do autor, aliada à sua atitude engajada, que o faz expressar suas opiniões políticas por meio de seus personagens.

Questões de educação especial, organizado por Lílian Miranda Bastos Pacheco

A presente obra aborda diferentes Necessidades Educacionais Especiais (NEE) – como a paralisia cerebral, deficiência mental, deficiência visual, surdez e dislexia –, a importância de uma rede de apoio que englobe a pessoa, a família e sua comunidade, assim como implicações educacionais, em termos de legislação, políticas públicas, formação e prática do professor, estratégias de ensino e instrumentos de mensuração que possam facilitar a socialização, a comunicação e o desenvolvimento da pessoa com NEE.

Sertões contemporâneos: mídias e cultura no semiárido do século XXI,organizado por Gislene Moreira

A autora visa discutir a contemporaneidade sertaneja através das lentes da comunicação. A obra oferece uma análise das transformações econômicas, políticas, tecnológicas e culturais no interior nordestino nas últimas décadas como ponto de partida para entender as identidades dos brasis profundos. Os sertões, hoje, como exposto na obra, configuram um palco para uma série de antagonismos, como: oligarquia e movimentos populares; meios de comunicação tradicionais e comunitários. Essas dicotomias são vistas como possibilidades de surgimento de iniciativas inovadoras que desafiem o que está enraizado e estabelecido. A autora, ao se debruçar sobre as políticas culturais e dinâmicas de comunicação dos sertões, se apoia em mídias tradicionais, como o rádio, jornais e páginas na internet, e também nas relações interpessoais e grupais, no diálogo face a face, na música ena cultura popular.

Subvariedades subharmônicas em variedades riemannianas, organizado por Dorel Fectu e Ana Lucia Pinheiro

A teoria das aplicações harmônicas entre variedades riemannianas, isto é, dos pontos críticos da integral energia, é um dos assuntos mais importantes e bem estudados na moderna geometria diferencial. Este livro divide-se em quatro capítulos, que vão desde uma introdução até problemas mais específicos envolvendo as subvariedades biharmônicas. O pré-requisito necessário para a leitura desse material é conhecimento básico de geometria riemanniana e alguma familiaridade com a teoria das aplicações harmônicas.

 

Serviço:

O quê: XX Festival de Livros e Autores da UFBA

Quando: 08 de outubro de 2018

Horário: das 17h às 20h

Onde: Próximo à Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa – Campus Ondina/Salvador

 

Fonte: EDUFBA

 

«
»